Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Arroz - Mau tempo preocupa produtores de arroz no Rio Grande do Sul
Data: 13/10/2017

O mau tempo que assola o Rio Grande do Sul desde a semana passada e a previsão de mais chuva deixa os produtores de arroz apreensivos no estado. Se não der tempo de plantar o grão dentro do período recomendado, a produtividade corre o risco de ser menor.
A área de cultivo do grão chega a um milhão de hectares no estado, mas apenas cerca de 20% foi semeado até agora, quando o ideal era que pelo menos um terço do trabalho estivesse concluído.
O principal motivo do atraso é a ausência de sol, necessário por um período de vários dias para garantir condições favoráveis ao plantio. Além disso, com o solo úmido, as máquinas não conseguem entrar nas lavouras.
"Se a gente atrasar mais ainda mais durante o mês de outubro pelas chuvas que estão previstas nós vamos ter menos produtividade, com certeza", afirma o engenheiro agrônomo e coordenador regional do Instituto Rio Grandense do Arroz na Fronteira Oeste, Ivo Melo.
RS registra supersafra em 2017
O Rio Grande do Sul teve uma supersafra de arroz em 2017. Foram colhidos 8,5 milhões de toneladas do grão. Para repetir o resultado, um produtor de Uruguaiana começou o plantio há um mês, mas só conseguiu semear pouco mais da metade.
"Para se obter o máximo de produtividade, extrair o potencial que a planta nos oferece, tem que ser plantado nessa época. Eu não gosto de antecipar as coisas, mas o cenário que se desenha hoje é de preocupação", lamenta Walter Arns.
Neste mesmo período do ano passado, o produtor Luiz Felipe Rechsteiner, de Pelotas, no Sul do estado, já estava com a lavoura de arroz plantada. Para dar conta do atraso, ele não abre mão de ter máquinas revisadas e pessoal treinado, capaz de correr contra o tempo.
"Eu acredito que ainda temos tempo, temos uma boa logística de plantar tudo dentro da época ainda, que seria em outubro. Estou bastante otimista, creio que vai dar tudo certo", diz.

Fonte: G1
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23