Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Geral - CNA debate estratégias para a cadeia de grãos
Data: 25/3/2024

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, durante a semana, de reuniões para tratar de estratégias e ações direcionadas à cadeia produtiva de cereais, fibras e oleaginosas.
Na quarta (20), a CNA participou de uma reunião no Ministério da Agricultura para debater ações de apoio para a cadeia da soja. Foram tratados temas relacionados às ações em apoio aos produtores de soja, como prorrogação de dívidas, linhas emergenciais de custeio e seguro agrícola.
O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, reforçou a necessidade das medidas de contenção da crise financeira da safra. Segundo ele, a suplementação de recursos em dólar e a prorrogação dos investimentos e custeios são esperadas pelo mercado, buscando amparar os produtores antes que a crise seja instalada.
Participaram da reunião o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, acompanhado pelas secretarias de Política Agrícola e de Defesa Agropecuária, além de representantes da Aprosoja.
Combustível - A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas participou também, na quarta (20), de reunião da Comissão de Defesa Agropecuária do Instituto Pensar Agropecuária (IPA). O objetivo foi discutir os aspectos da classificação como umidade e descontos.
A reunião foi realizada a partir de uma pauta sugerida pela CNA como encaminhamento na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
Para Dobashi, é necessário um instrumento que regulamente esse mercado, para garantir o direito de o produtor ter seu produto classificado. “Não podemos parar no normativo técnico. Hoje as normativas técnicas têm peso nos contratos comerciais, então precisamos avançar para disciplinar esses procedimentos”, destacou.
Biodiesel - Na terça (19), os assessores técnicos da CNA, Tiago Pereira e Carlos Eduardo, acompanharam os debates na Câmara Setorial de Biodiesel. O objetivo foi discutir temas importantes para o setor como qualidade de combustíveis, geração de emprego e renda, e sustentabilidade.
De acordo com os técnicos, o colegiado apresentou os resultados do levantamento para o 4º trimestre de 2023, mostrando dados de PIB e empregos, especificamente para a cadeia da soja e do biodiesel.
O PIB total da cadeia da soja e do biodiesel pode avançar 21,03% em 2023 frente ao ano anterior. No entanto, segundo discutido na reunião, devido ao comportamento desfavorável dos preços, a renda real da cadeia poderá recuar 5,34% frente a 2022.


Fonte: CNA
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23